PROJETO KALINKA

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí, organização da sociedade civil fundada em 2009, sem fins lucrativos, desenvolve atividades de Educação em Direitos Humanos, contribuindo para o conhecimento da história do Povo Romani do Brasil e o fortalecimento das capacidades institucionais públicas no atendimento culturalmente adequado.

PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Criado no ano de 2011 as ações do Projeto Kalinka são desenvolvidas com o propósito de fortalecer a diversidade étnica cultural, por meio de estratégias de intervenção didático-pedagógica orientadas pela promoção e proteção das expressões culturais dos Romani - ciganas e ciganos.
Objetivo Geral: Contribuir para o conhecimento da história, tradições e costumes do povo romani (ciganos) do Brasil.
Objetivos específicos: (i) promover o conhecimento da diversidade das expressões culturais desses povos, e dos diferentes ritmos e bailados das danças ciganas, vestimentas, tradições e costumes; (ii) promover a reflexão do público sobre a realidade de vida do povo romani (ciganos) do Brasil;(iii) fortalecer as capacidades das/os gestoras/es públicos para efetivação de políticas públicas de atendimento as necessidades do povo romani (ciganos); (iv) fortalecer as capacidades das/os servidoras/es públicos em defesa dos direitos fundamentais e direitos humanos do povo romani (ciganos); e (v) contribuir para diminuir o preconceito, o racismo, e a discriminação ao povo romani (ciganos).
As atividades do Projeto Kalinka promovem a reflexão do público sobre a realidade de vida do Povo Romani - povo cigano - do Brasil e dos demais países.
No âmbito nacional tem fortalecido as capacidades institucionais, aprimorando os conhecimentos dos agentes públicos para efetivação de políticas públicas de atendimento as necessidades dessa parcela da população brasileira e em defesa dos direitos humanos.
Como resultado, em 24 de novembro de 2014, o Projeto Kalinka é condecorado com o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, sob a coordenação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e com o apoio da Fundação SM. Assista a reportagem da UNDIME Nacional.....
A AMSK/Brasil agradece o reconhecimento e se fortalece para continuar o trabalho de sensibilizar os trabalhadores da educação, os agentes públicos do país, e a sociedade brasileira sobre as questões do preconceito, racismo, discriminação e violação dos direitos humanos da população Romani - ciganas; ciganos - do Brasil.
O Povo Romani no Brasil possuem história, tradições e língua próprias e assim merecem reconhecimento e respeito as suas expressões culturais.
Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes se encontra em nossas mãos... Projeto Kalinka - Ciganos na minha escola: Uma história invisível.
Assista TVBrasil - Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos estimula ações na área

GRUPO SARA KALI - DANÇAS ROMANI

A Dança como Instrumento de Educação em Direitos Humanos

O Grupo Sara Kalí, sob a coordenação da Profa. Lucimara Cavalcante, desde o ano 2002 desenvolve por meio da dança atividades educativas sobre a história, culinária típica e as etnias - Kaldarash, Lovara, Boyasha, Matchuaia, Rudari, Horaranô, Sinti e Calon - que integram o Povo Romani do Brasil.
A educação popular das danças Romani - ciganas - como instrumento de informação para superação do preconceito, do racismo e da discriminação as pessoas pertencentes ao Povo Romani.
Em 2009, as atividades da dança passaram a integrar as ações do Projeto Kalinka.

Assim começou o Projeto Kalinka

Ano 2011


CEF 104 Norte - CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL, Brasília, Distrito Federal
Assim começou o Projeto Kalinka...

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Capítulo III, e das Leis Educacionais que a implementam (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, e do disposto nas Resoluções da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR) realizada em 25 a 28 de junho de 2009, a AMSK/ Brasil no uso de suas atribuições estatutárias celebra o Termo de Parceriacom o Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, Brasília-DF, para implementação do Projeto Kalinka - Ciganos na minha escola: Uma história invisível que tem por objeto promover estudos de forma interdisciplinar sobre os temas transversais: Valores, Pluralidade Cultural, Inclusão e Diversidade e Paz. Realizamos as atividades pedagógica em comemoração ao Dia Internacional dos Ciganosno dia 8 de abril de 2011. As atividades consistem em estudos sobre o povo romani (ciganos) com os professores em coordenação e aulas temáticas aos alunos. Além de dar subsídios aos temas transversais a atividade está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que frisam:
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros(Introdução do PCN Pluralidade Cultural).
Assim, considerando que a informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito e da discriminação, a AMSK/Brasil e o CEF 104 Norte apresenta os resultados desta parceria com a sistematização das ações do Projeto Kalinka.

Metodologia

A AMSK/Brasil promove e realiza, em reunião de coordenação do CEF 104 Norte no dia 6 de abril de 2011, aos professores e demais pessoas interessadas - responsáveis dos discentes, serventes, merendeiras, segurança, estagiárias -, Workshop com conteúdo de os estudos e pesquisas nacionais e internacionais referente ao Povo Romani - ciganos - e geração de partilha e discussão de idéias pedagógicas para criação e preparação de material de aulas temáticas, com destaque as datas comemorativas como:
- O dia 8 de abril celebra-se o Dia Internacional da Romà - International Roma Day -, uma ocasião que pretende dar visibilidade aos direitos humanos do Povo Romani em todo o mundo. Esta data, à semelhança da bandeira e do hino da Romà - nação cigana -, foi oficializada no primeiro Congresso Mundial Romà que teve lugar em Londres em 1971, tendo hoje grande difusão no espaço europeu e mundial, sendo formalmente aceite pela grande maioria das Associações e ONG’s das comunidades romani - ciganas.
A celebração do Dia Internacional da Romà tornou-se desde os últimos anos uma importante ocasião para o reconhecimento internacional da sua história, língua e cultura. Apesar desta ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, o dia 8 de abril é celebrado em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo;
- O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de Decreto assinado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da população brasileira de etnia romani - cigana - na formação da história e da identidade cultural brasileira.
O dia 24 de maio também é dedicado a Santa Sara Kalí, considerada por muitas famílias romani a padroeira do Povo Romani - povo cigano.
A primeira comemoração data de 24 de maio de 2007, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(SEPPIR). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Concluídas as atividades do Workshop, a Coordenação de Supervisão Pedagógica do CEF 104 Norte indica as turmas de História e Inglês, período matutino e vespertino, para um trabalho em conjunto das professoras e professores com o Grupo Sara Kalí de Danças Romani - ciganas - no dia 8 de abril de 2011.

Atividade no dia 8 de abril de 2011, período matutino e vespertino:
1) As professoras e os professores realizam as aulas temáticas de suas disciplinas - lingua portuguesa, matemática, geografia, ciência, lingua inglesa, história - elaboradas no Workshop.

2) O Grupo Sara Kalí realiza na sala de aula atividade lúdica com as alunas e os alunos da seguinte maneira:
- Apresentação: Dizer o nome, estado e cidade de nascimento, e do time de futebol que torce. Concluída as apresentações, solicitou que formassem os grupos de torcedores. Os times com 1 ou 2 torcedores, bem como aqueles que não gostam de futebol devem formar um grupo;
- Conversa: Os objetivos do Projeto Kalinkae do Dia Internacional dos Roma/Ciganos explanando sobre a bandeira Roma - cigana - e as referências da organização social e familiar das etnias romani - Kaldarash, Lovara, Matchuaia, Boyasha, Horaranô,Rudari, Sinti e Calon -, suas tradições e costumes; apresenta o mapa dos acampamentos cigano no Brasil, estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); as condições de vida dos ciganos no Brasil; e as ações do governo brasileiro para o assunto.
- Atividade Lúdica: A dinâmica dos times de futebol. O grupo com menor número de torcedores passa a ser uma família de ciganos e conhecidos como minorias. Os demais grupos passam a ser os países (com o nome do time) por onde os ciganos deverão passar com a sua caravana. A cada torcida (país) é estabelecido um grau de impedimento para passagem da caravana, até ao impedimento total de sua passagem pela fronteira, e a família de ciganos deverá encontrar um argumento para convencer a sua passagem e estada naquele país.
- Resultados: A atividade lúdica proporciona a reflexão das alunas e alunos sobre as condições que as famílias romani - ciganas - encontram pelo caminho, como as leis de fronteiras dos países, os fatores ambientais e climáticos, o preconceito e a discriminação.
- Oficina de dança romani que promove o conhecimento dos diversos ritmos musicais e bailados, pois, os Romani - ciganos - vivem em muitos países. Foi apresentado os ritmos do leste europeu, Espanha, Macedônia, Egito e Índia. As alunas e alunos escolhem o ritmo musical que mais gostaram para ensaiarem uma apresentação de encerramento das atividades do Projeto Kalinka na escola.
- O encerramento das atividades em sala de aula se dá com a degustação do Tchaió Rom - chá cigano.

3) Apresentação dos resultados das aulas temáticas a comunidade escolar no pátio da escola:
- A direção do CEF 104 Norte dá as boas vindas aos participantes e explica a parceria celebrada com a AMSK Brasil e o objetivo do Projeto Kalinka.
- O Grupo Sara Kalí inicia a atividade lúdica separando as torcidas dos times de futebol. É claro que acontecem muitos apupos e zombarias. Essa dinâmica propicia a reflexão sobre a exclusão, a desigualdade, o preconceito e a discriminação.
- Leitura dos poemas ciganos de autoria de Zurka Sbano e Branislava Wajs.
- As alunas e alunos incentivados pela aula temática de língua portuguesa apresentaram os seus poemas sobre o Dia Internacional Romà.
- Encenação da lenda cigana por alunas e alunos e o Grupo Sara Kalí.
- O Grupo Sara Kalí encerra o evento com show de dança, ao final convida todos a dançar.

Agradecimentos

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil homenageia e expressa seus sinceros agradecimentos ao Centro de Ensino Fundamental da 104 Norte, Brasília, Distrito Federal, pela parceria na realização do Projeto Kalinka - Ciganos na minha Escola: Uma História Invisível.
Na pessoa de suas professoras, professores e integrantes da direção, o CEF 104 Norte abriu suas portas para o conhecimento e a informação qualificada, contribuindo, assim, para a superação do preconceito e da discriminação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Agradecimentos pela participação registrada em vídeos, no intuito de que os relatos de experiência possam estimular outros profissionais da educação a realizarem em suas escolas ações afirmativas à identidade cultural do Povo Romani, com a comemoração ao 8 de abril - Dia Internacional da Romà (International Roma Day), e o 24 de maio - Dia Nacional do Cigano.

Acompanhe as ações do Projeto Kalinka!
Acesse Aulas Temáticas para conhecer a metodologia de ensino e os relatos de experiência.

VÍDEOS